domingo, 27 de setembro de 2009

Claude Lévi-Strauss


Claude Lévi-Strauss, cem anos de um intelectual do século


«Se me tornei antropólogo é porque as outras sociedades me interessavam mais do que a minha»


"A sua obra, com uma mensagem humanista e de alcance universal, transformou a nossa visão do Mundo. Interessado em todas as civilizações, ele ensinou-nos a complexidade dos mitos e a diversidade das culturas, assim como sua fragilidade". As frases são de Koichiro Matsuura, director-geral da Unesco, e foram proferidas terça-feira durante a homenagem que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura decidiu fazer a Claude Lévi-Strauss. Hoje, o antropólogo francês graças a quem "sabemos que a riqueza da Humanidade reside na sua diversidade e na sua capacidade de sempre reconhecer o lugar do outro", ainda segundo Matsuura, celebra cem anos.

Nasceu em Bruxelas, filho de um judeu agnóstico. Estudou Direito e Filosofia na Sorbonne, mas deixou direito pelo caminho. É referência da Antropologia Moderna cujo primeiro trabalho etnográfico foi feito ainda durante o curso de Filosofia. Um convite de Marcel Mauss, "pai" da Etnologia francesa para ingressar no recém-criado departamento de etnografía da universidade indicou-lhe o caminho. "Se desejasse estudar a minha própria sociedade, ter-me-ia tornado um especialista em Ciência Política ou Sociologia. Se me tornei antropólogo é porque as outras sociedades me interessavam mais do que a minha", afirmou no documentário «Trópico da Saudade», do antropólogo e realizador brasileiro Marcelo Fortaleza Flores, exibido esta semana na TV francesa. O Brasil está muito presente no século de Lévi-Strauss. Leccionou no polo de Sociologia da Universidade de S.Paulo entre 1935 e 1939 e realizou várias expedições para encontrar indígenas, no Mato Grosso e na Amazónia, com trabalhos de campo nas tribos dos bororo, nambiquara e tupi-kawahib, experiências que o orientaram definitivamente como profissional da antropologia. E depois de se ter tornado referência no mundo académico, o reconhecimento público surgiu quando escreveu sobre o Brasil: «Tristes Trópicos» e «Saudades do Brasil».
A luta contra o racismo, pela diferença:


No encontro de terça-feira, a UNESCO lembrou o papel que o pensamento de Lévi-Strauss teve na formação da organização. "Claude Lévi-Strauss, uma das maiores figuras intelectuais do século XX, acompanhou de perto a história da UNESCO", destacou em comunicado o director-geral Koichiro Matsuura. Depois de ter estado exilado nos Estados Unidos, durante a II Guerra Mundial, e de ter entretanto regressado a Paris para reerguer a universidade e ajudar a fundar o Musée de l'Homme, Lévi-Strauss participou desde finais dos Anos 1940 na comissão internacional encarregada de redigir a primeira declaração da Unesco sobre raça, que foi publicada em 1950. Já em 1971 foi convidado a inaugurar o Ano Internacional da Luta Contra o Racismo, protagonizando na sede da organização a célebre conferência Raça e Cultura. Outra das suas preocupações precoces, foi o ambientalismo. Ao mesmo tempo que fazia investigação e trabalhos de campo na área da Antropologia, e de que resultou a sua defesa das culturas e tradições diferentes, foi o percursor do pensamento ecológico. A mesma forma que levava o homem a alfabetizar os povos não letrados ou a tentar evangelizá-los, poderia levar a uma uniformização, pensava, que seria símbolo de progresso mas ao mesmo tempo de destruição, das culturas e da terra. Claude Lévi-Strauss reformou-se em 1982. Continua a publicar teses sobre artes, música e poesia. E memórias, além de se ter dedicado a outros interesses como a geologia, a botânica e a astronomia. França programou uma série de homenagens. Hoje, no Museu de Quai Branly é o dia Lévi-Strauss, tendo o museu parisiense dedicado às artes e civilizações da América, África, Ásia e Oceania preparado a iniciativa "Claude Lévi-Strauss tem 100 anos". Cem intelectuais - entre os quais Erik Orsenna, Bernard-Henri Lévy ou Julia Kristeva - lerão trechos de obras do antropólogo tendo em fundo uma exposição de fotografias suas. A Biblioteca Nacional da França prestará tributo a Lévi-Strauss com uma apresentação de seus manuscritos, que permitirá a descoberta de "documentos excepcionais" como o manuscrito de "Tristes Trópicos" ou cadernos de trabalho de campo e croquis, entre outros. Paralelamente, está prevista a edição de vários livros sobre o autor ou seus, em reedição.


Filinto Melo adaptado de: http://www.cienciahoje.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário